Câmbio de Empilhadeira

Gostou? compartilhe!

Assim como observado em veículos comuns, o câmbio pode ser manual ou automático e cumpre a função de mudar as marchas do automóvel. Assim, o câmbio de empilhadeira, normalmente acionado por meio da alavanca de câmbio, modifica a relação entre a força transmitida às rodas e as rotações do motor.

A presença de falhas no funcionamento do câmbio pode acarretar diversos problemas, como a impossibilidade de trocar as marchas ou mesmo acioná-las para que a empilhadeira possa iniciar seu deslocamento, ademais, certos movimentos, como o deslocamento para trás, ficam impossibilitados, fator que compromete a atuação do condutor e do veículo.

Falhas no câmbio de empilhadeira

Ao notar que o câmbio apresenta algum tipo de problema, é preciso submetê-lo à manutenção imediatamente, pois com o passar do tempo, as falhas podem se agravar e, com isso, o veículo para totalmente de funcionar, acarretando prejuízos à empresa e riscos ao operador.

Ademais, recomenda-se não esperar o surgimento dos problemas, por isso as manutenções devem ser não apenas corretivas, mas preventivas, ou seja, efetivadas mesmo quando a empilhadeira não apresenta falhas aparentes, a fim de evitar seu surgimento.

Conheça mais sobre as peças do câmbio e suas rotinas de manutenção:

  • A alavanca de câmbio é responsável por acionar as marchas e essas são aplicadas às rotações do motor por meio da caixa de câmbio, que fica localizada proximamente ao câmbio, junto ao reservatório de óleo;
  • A troca de peças é recomendada quando estas apresentam desgastes e, com isso, têm seu funcionamento comprometido, porém deve ser feita apenas por profissionais certificados, para evitar danos e falhas nos demais componentes;
  • A manutenção preventiva deve ser feita ao menos uma vez ao ano, porém em empilhadeiras portuárias ou aquelas submetidas a cargas muito intensas e longas de trabalho, a revisão dos componentes pode ser efetivada a cada seis meses.

Atendimento em até 24 horas

A Empi Sul é destaque no segmento de assistência técnica de empilhadeiras, pois conta com equipe de técnicos experiente e certificada pelo Senai, além de sólida atuação no mercado. Além disso, o atendimento da Empi Sul é prestado em até 24 horas após a abertura do chamado para evitar longas paradas e manter as rotinas laborais da empresa.